Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > A história por trás de uma história de sucesso

A história por trás de uma história de sucesso

Literatura por em 2015-07-15 22:12:01


O livro "O Planeta Chocolate" foi lançado na Noruega pela brasileira Michele Barros Viana.
O amor pela leitura e o cinema é um traço familiar de Michele Barros Viana. 
Seu pai e irmãos são leitores compulsivos. Aos 16 anos escreveu sua primeira estória infantil. Desde então sonhou em publicar uma de suas estórias, mas achava o sonho impossível. Até conhecer  Jacilene Brataas e por intermédio dela, Sonia Miquelin - Ambas Representantes Internacionais do Jornal Sem Fronteiras em seus países, Noruega e Itália respectivamente. 
Com o apoio e orientação  dessas duas incríveis mulheres e o carinho do  marido, sua filha, família e amigos, o
livro "Planeta Chocolate" criou vida. 
Brunose apresenta com personagem de uma estória encantadora ao mesmo tempo que mostra ao mundo que sonhar e necessário, e que os sonhos podem se tornar realidade.
A autora Michele Barros Viana nasceu em Campina Grande na Paraíba. 
Mora atualmente na Noruega com sua filha e seu marido.
Fez medicina na Faculdade de Medicina de Campina Grande na Universidade Federal da Paraíba. É pediatra formada pelo Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Hospital da Crianҫa em São Paulo onde trabalhou até se mudar para a Europa. 
Chegou na Noruega em janeiro de 2007. Não falava uma só palavra de norueguês, não conhecia ninguém além do seu marido e de sua família.
Na bagagem  trazia o desejo de construir um lar, o diploma de médica e a vontade de poder exercer sua profissão. 
O inverno norueguês, as diferenҫas culturais, a barreira do idioma e o isolamento social foram algumas das dificuldades que encontrou no início.  
Quando saiu do Brasil, não tinha a mínima ideia do quanto seria difícil validar um diploma em um pais estrangeiro. Sua peregrinação comeҫou no curso básico de norueguês em Moss, a cidade mais próxima, seguido de um curso complementar na Folkeuniversitet (centro de aprendizagem de línguas) na cidade de Fredrikstad.
Após 3 meses de curso, e contra a orientaҫão de seu professor, o qual achava que ela não tinha  ainda conhecimento suficiente para me submeter ao Bergenstest (teste a nível superior para estrangeiros), se submeteu e passou nas provas escrita e oral. 
A prova de proficiência da língua foi a primeira de muitas e, em 2013 finalmente recebeu, depois de 3 anos fazendo todos os cursos e provas necessárias, a autorizaҫão para exercer medicina na Noruega
Com 10 anos de experiência como médica no Brasil, tudo que teve que passar para a validaҫão de seu diploma naquele país foi uma grande prova em sua vida. E mostra a dificuldade  que muitas pessoas no Brasil nem imaginam, que os emigrantes passam no processo de adaptaҫão num país estrangeiro. Houve momentos de desespero e angustia, admite.
Trabalhou como auxiliar de enfermagem, auxiliar de escola primária, creche e tudo o que foi necessário no processo de aprendizagem do idioma, para ter contato com pessoas do país e se adaptar a esta nova cultura. E nesse ínterim, fez bons amigos e aprendeu muito em como a sociedade norueguesa funciona. As vantagens e desvantagens de morar em outro pais.
Nas fotos que acompanham essa matéria, vemos a autora entre amigos e em momentos diversos na Noruega.

Maiores Informações: drmbviana@gmail.com
Fonte: Representação Internacional na Noruega
Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também