Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > A SBBA inaugura no dia 6 de agosto seu 50º Salão Feminino

A SBBA inaugura no dia 6 de agosto seu 50º Salão Feminino

Cultura por em 2015-07-22 08:30:36

A SBBA - Sociedade Brasileira de Belas Artes inaugurará, no dia 6 de agosto, o 50° Salão Feminino, nas galerias de sua sede, o Solar do Marquês do Lavradio. 

O Salão Feminino, peculiar por ser o primeiro salão de arte brasileiro a congregar somente artistas mulheres, na verdade, tem uma história de pioneirismo de 84 anos.
Foi idealizado por Georgina de Albuquerque, em 1931, como forma de quebrar a “resistência” em torno da participação feminina nas escolas e nas exposições de artes oficiais no Brasil.
Georgina e Cândida Cerqueira, ambas da SBBA, tiveram, também, o apoio da Associação de Artistas Brasileiros e organizaram, em julho de 1931, a primeira mostra que se reeditou anualmente, até 1945.
A partir daí, abriu-se um hiato de 20 anos, quando em 1965, Cinira Novaes (primeira mulher presidente da SBBA) e Eleonora Figueiredo resgataram o salão, trazendo-o de volta à chancela da Sociedade, mas, reiniciando a numeração das edições. Por esse motivo, a festa deste ano será a do Jubileu de Ouro.

Para celebrar o momento, foi aberta uma nova categoria de participantes a fim de reunir artistas infanto-juvenis e incentivar o surgimento de novos talentos e fomentar o gosto pelas artes.

O Jubileu de Ouro será comemorado com concursos e exposições.

Participe você também!! Não fique de fora deste momento histórico!!

Maiores informações: 

Inscrições abertas: de 15/06 a 30/07

SBBA: Rua do Lavradio, 84 - Centro - Rio de Janeiro

Tel. (21) 2509-7079 - 2509-6718

Fonte  SBBA
Foto    Divulgação

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Graciela Scandurra

Olá! boa tarde, obrigada pelo convite, recebi pelo email mas...não estou achando o edital e ficha de inscrição para participar do Salão Feminino 2015. Aguardo as informações.Obrigada!

Publicidade

Veja também