Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Sarau literário Amigos do Braille & Amigos das Histórias

Sarau literário Amigos do Braille & Amigos das Histórias

Literatura por em 2015-07-26 15:37:38
Sarau literário Amigos do Braille & Amigos das Histórias

A Biblioteca Braille Dorina Nowill  recebeu Rozelia Scheifler Rasia, presidente da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências, de Cruz Alta/RS, para a certificação dos participantes do II Circuito Mundial de Contação de Histórias, iniciativa de Rozelia,  dia 24/07/15. Conduzido e planejado  por  Maristela Papa e  William Reis, da Associação Amigos das Histórias, o belo sarau teve o momento formal,  com destaque para os participantes que foram certificados por Rozelia Scheifler Rasia ou que receberam o CD dos Poetas de Ribeirão Preto, projeto de Ely V. Lisboa, na bela voz de Irene Coimbra. 
Tarde memorável, não só para os deficientes visuais da Bibliobrailledf Dorinanowill, mas para todos os envolvidos.  Leonilde Maria Fontes Fontes, coordenadora da Bibliobrailledf Dorinanowill  recebeu, divinamente, mais essa parceria com os Amigos do Braille: Amigos das Histórias & ALPAS 21...Destaque para 3 funcionários da Biblioteca que não mediram esforços nessa integração significativa para o grupo:  Ildérica Morais, Noeme Rocha e Ivan Braga.
Foi uma troca incrível de muito aprendizado, com artistas renomados de Brasília/DF e autoridades educacionais,  como Sandra Patrícia da Coordenação de Ensino Especial da Secretaria de Educação. Nyedja Gennari, a maior contadora de histórias dos Shoppings brasilienses, encantou a todos com a sua história escolhida, bem como vários Amigos das Histórias. Destaque para as contadoras Ângela Maria, Solange Andrade, Marlucia Santos, Claudete Cristino e vários outros, que deram o seu show na contação. 
A emoção maior da tarde  foi para o contador-mirim, de 8 anos, Luiz Eduardo F. Dorneles, deficiente visual, caracterizado, envolvendo os ouvintes na sua contação...Luiz cativou a todos, participando, ativamente, de todas as histórias dos outros, apreciando cada material que chegava às suas mãozinhas.
Escritores presentes, como Lair Franca e Carmem Magalí doaram seus novos livros para a ALPAS 21, entregando-o à Rozelia.  Lair é autora brasiliense e Carmem, também, é do RS/Ijuí, bem próxima à cidade de Rozélia (Cruz Alta) e emocionou a todos ao ler os seus poemas do livro INF, dizendo que, além de ser poeta, jornalista quer ser, agora, contadora de histórias.
Alguns depoimentos, logo após o sarau, celebram a grandeza dessa parceria:
Lair Franca: \"Tarde agradável no Sarau literário, idealizado pelos amigos das Histórias na Bibliobrailledf Dorinanowill, para receber a autora do II Circuito Mundial de Contação de Histórias, Rozelia Scheifler Rasia. Muitas histórias, cordel, poesias, bate papo e certificação\". 
Maria Lenir Alves Ribeiro: \"Momentos inesquecíveis!!! Como foi bom viajar em cada história contada!!! Luiz Eduardo, 8 anos de idade, e tão grande... levou a plateia a repetir com emoção, frases em sua história!!! Cada contador, brilhante em sua apresentação! Os trajes, o colorido do local e dos participantes... tudo perfeito! Aliás, seu traje estava lindíssimo!!! Parabéns, Dinorá Couto Cançado e todos Amigos do Braille & Amigos das Histórias!!!\"
 Ainda Lenir, falando sobre o Luiz Eduardo: \"Bom demais, nasce um artista pra lá de especial! Mesmo na escuridão da visão nos dá uma excelente lição! Que Deus continue proporcionando muita disposição e saúde a ele e sua querida mamãe!!! Que ele vá semeando esperança, carinho, alegria e amor por onde passar. 

Fonte - Dinorá Couto Cançado
Foto   - Divulgação 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Janaína Chaves Fonseca Dorneles

Adorei tudo isso que li, fiquei emocionada até, viver esse momento do sarau na Biblioteca Braille foi mágico ainda mais ver meu filho tendo também o mesmo prazer de participar da mesma forma que eu. Parabéns a todos que contribuiram para esse momento ser mágico como foi.

Carmem Magali Ghisleni (MADUMAGA)

Realmente,foi uma agradabilíssima tarde,e comprovou, a meu ver, que Brasília é um "céu aberto e inclusivo",em todos os sentidos.Obrigada querida Dinorá,obrigada aos amigos do Braille, e aos amigos das histórias, fiquei encantada e aprendi muito! Oxalá meus novos amigos,me convidem para o próximo Sarau, embora Meu INF...(livro de Poesias)e eu, estejamos a 2 mil kms de distância. Muito obrigada, e até de repente... C.M.G.(Madumaga)

Maria Lenir Alves Ribeiro

Mais uma vez venho parabenizar Dinorá Couto Cançado, nossa escritora e divulgadora desse excelente Jornal Sem Fronteiras. Notícias 100% culturais que tocam nossa emoção. Mostrando que verdadeiramente: "Sonho de um... Sucesso de todos!" Que em cada sonho realizado, o sucesso seja apreciado por todo o mundo!Essa matéria, espetacular: Sarau literário Amigos do Braille & Amigos das Histórias, ficou fantástica! Felicidades a todos participantes e leitores desse importante veículo cultural, mostrando que: "Juntos Somos Mais Fortes!"

maristela papa da silva

Foi uma tarde maravilhosa parabéns pela cobertura do evento

Publicidade

Veja também