Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Casa Kubitschek celebra seu primeiro aniversário, depois de primorosa reforma, com apresentações culturais.

Casa Kubitschek celebra seu primeiro aniversário, depois de primorosa reforma, com apresentações culturais.

Geral por em 2014-09-08 15:42:06

A Casa Kubitschek, um dos mais charmosos espaços culturais de Belo Horizonte, comemora o seu primeiro aniversário depois de primorosa reforma, nesta semana (dia 11). Administrada pela Fundação Municipal de Cultura, a Casa Kubitschek foi reinaugurada em 2013, depois de um amplo processo de restauração, com o intuito de contar a história de uma casa modernista por meio de espacializações, objetos e estímulos sensoriais. Neste primeiro ano de existência, a Casa recebeu mais de 13 mil visitantes em suas exposições e em outras atrações como shows e peças de teatro.

A Casa Kubitschek surgiu com a ideia de ampliar a experiência do visitante em relação aos modos de habitar dos anos 1940, 1950 e 1960, período singular para consolidação do pensamento modernista em Minas Gerais, e suas manifestações na arquitetura, no urbanismo, no paisagismo e nas artes.

A Casa apresenta as várias características que tornam a Pampulha singular para o Brasil. A começar pelos jardins do paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), que também foram restaurados. A Casa foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) para ser a residência de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (1902-1976). Com telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados, a Casa Kubitschek configura tipologia característica da arquitetura brasileira do modernismo. A edificação é tombada pelas instâncias do patrimônio municipal, estadual e federal.

Para celebrar o aniversário, a Casa Kubitschek preparou uma série de eventos culturais para este final de semana, com shows musicais e uma apresentação de teatro, além de visitas guiadas às suas dependências. Os eventos têm entrada gratuita. A programação está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Shows e peças de teatro.

Dia 12/09
18h: Apresentação da Banda da Guarda Municipal Patrimonial (BGMP), sob a regência do maestro Sylvio Nascimento
19h: Apresentação do grupo de choro Assanhado Quarteto, composto pelos músicos André Milagres, Lucas Ladeia, Rodrigo Heringer e Evaristo Bergamini. 

Dia 13/09
10h: Visitas guiadas às exposições atualmente em cartaz
14h: Visitas guiadas às exposições atualmente em cartaz
15h: Lançamento do projeto de contação de histórias “Nesta Casa tem Histórias”

Dia 14/09
10h30: Apresentação do espetáculo infantil “A Flauta Que Você me Faz”, do
Ateliê Titetê

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também