Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Brasil muito bem representado na 20a FIL – Feira Internacional do Livro de Lima

Brasil muito bem representado na 20a FIL – Feira Internacional do Livro de Lima

Literatura por em 2015-08-19 14:07:15
Brasil muito bem representado na 20a FIL – Feira Internacional do Livro de Lima 
com:  Siete cuentos brasileños/Seven brazilian short tales
 y Hommage poétique à César Vallejo/Homenaje poético a César Vallejo

A escritora franco-brasileira Eliana Machado fez sucesso na 20a FIL do Peru ao apresentar dois dos seus últimos trabalhos: um livro de contos e uma antologia, ambos em edições bilíngues. 

Siete cuentos brasileños/Seven brazilian short tales foi apresentado no sábado, dia 1 de agosto na sala Clorinda Matto de Turner.
Publicado pela editora La Ovejita de Papel, em Nova Iorque, cidade onde também foi lançado, a obra traz ilustrações do artista brasileiro Rogério Soud. 
Como os  próprios personagens do livro, os contos são de temática bastante heterogênea.
Uma das peculiaridades da produção narrativa da escritora Eliana Machado é que seus relatos partem de situações reais  que reconhecemos como fazendo parte do nosso próprio cotidiano e, num dado momento,  transpõem os horizontes do registro realista para embrenhar-se no registro fantástico, levando o leitor a universos que pensava conhecer e que vão fasciná-lo de tal maneira que o manterão sob o efeito do seu charme ainda muito tempo depois de ele ter terminado a sua leitura. 
Hommage poétique à César Vallejo/Homenaje poético a César Vallejo foi apresentado no último dia da FIL, domingo dia 2 de agosto, na sala Blanca Varela. 
Primeiro trabalho da autora como editora, a antologia poética reúne poemas de seis poetas latino-americanos contemporâneos: 
Eliana Machado, Grecia Cáceres,  Ina Salazar,  José Alberto Velarde, José Antonio Mazzotti e Mario Wong. 

A ideia da antologia nasceu em 2014, na Maison de l’Amérique Latine de Paris,  onde os poetas se reuniram em fevereiro para comemorar o aniversário  dos 75 da publicação parisiense de Poemas Humanos de César Vallejo.
Como o próprio poeta peruano homenageado, todos os autores deste livro têm em comum a transnacionalidade, o fato de terem deixado o seu país natal para viverem a experiência do exílio, que se encontra naturalmente subjacente à sua produção poética. 
A diversidade de temas e estilos e a exuberância lexical e imagética que podemos encontrar nesta coletânea se nutre das suas andanças pelo mundo (Brasil, Estados Unidos, França, Peru…) e de boas leituras, como a de César Vallejo, um maiores poetas hispano-americanos do século XX.

Para a multifacetada escritora Eliana Machado, a 20a FIL foi também a ocasião de anunciar a publicação do seu primeiro romance, Brasil:  aventura interior.   

O Jornal Sem Fronteiras,  parabeniza a talentosa escritora Eliana Machado  pela qualidade e empenho em divulgar a literatura brasileira. 

Fonte - assessoria da escritora
Foto    - Divulgação


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também