Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > A Nobreza na Arte

A Nobreza na Arte

Geral por em 2015-08-20 10:38:50

A Nobreza na Arte

Dom Pedro II nasceu em 2 de dezembro de 1825, reinou até 1882 quando foi “convidado” pelos republicanos a se retirar com a família real para a França.

É o Patrono das Artes, titulo que dispensa maiores detalhamentos sobre tudo o que esse Imperador fez em prol das artes e da cultura no Brasil.

Esse início de conversa não é exatamente para enaltecer o Imperador pelos feitos, mas sim chamar atenção para um advento: a monarquia deixou de existir no Brasil há 133 anos e os descendentes dos nobres não são tantos, todavia, a cada dia surgem mais cidadãos com títulos nobiliárquicos.

É sabido que há leilões de títulos, cujos donos estão em dificuldade ou os herdeiros não têm interesse em mantê-lo, mas todos esses títulos são legítimos, embora seja questionável a transferência para outra pessoa que não seja por herança.

E o que isso tem a ver com arte?

Muitos são artistas visuais!

Não quero questionar aqui os relevantes serviços que esses artistas estão prestando à arte brasileira, tampouco questionar a legitimidade das autoridades que lhes outorgam tais títulos, mas o seguinte fato deve ser ressaltado:

Títulos confirmam a importância de alguém dentro de um segmento, logo funcionam como um selo de qualidade e uma boa ação de marketing.

Encarando a carreira artística como um empreendimento, é mais que compreensível que se lance mão de títulos de nobreza como ação de marketing para promover o produto do artista. 

Por outro lado, o produto - realizações ou obras - deve estar à altura do título e, o que vemos em alguns casos, infelizmente é o contrário.

Vale a pena esperar para ver onde isso vai dar.

Fonte - Paco de Assis

*Paco de Assis é Pós-graduado em Administração de Empresas, como especialidade em Gestão de Projetos.

É artista plástico e ministra cursos e workshops para particulares e empresas. 

É um dos fundadores da Cia Arte Cultura, empresa que atua no mercado de arte com foco em marketing artístico para artistas emergentes.

A Cia Arte Cultura é curadora de vários espaços de exposições nacionais e internacionais.

Contatos:

pacodeassis@ciaartecultura.com.br -

www.ciaartecultura.com.br

 


 


 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também