Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Antonio Leme, o Tó de Jacareí - e a arte da superação...

Antonio Leme, o Tó de Jacareí - e a arte da superação...

Geral por Sandra Hasmann em 2015-08-21 11:30:50
A palavra "Arte" vem do latim ARS, significando TÉCNICA ou HABILIDADE, e é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio... Sendo assim, atrevo-me a dizer que o Esporte, em síntese, é pura arte, pois encerra potencialidades humanas no âmbito físico que nos encantam por sua beleza, e nos assombram por sua motricidade. O movimento em suas mais diversas nuances, formas e estilo, não estão restritos apenas à dança ou algumas  modalidades de expressão corporal, vai mais além, bem além. E é por essa razão que hoje presto minha homenagem aos Atletas que participaram e brilharam nos jogos Parapan-Americanos de Toronto/Canadá, falando um pouco do atleta Jacareiense ANTONIO LEME, o nosso Tó, que trouxe para o Brasil duas medalhas de bronze conquistadas no jogo de Bocha adaptada. Após essa conquista Tó ocupa a sexta colocação no ranking mundial de bocha paraolímpica em sua categoria, que é destinada a pessoas com paralisia cerebral severa (BC-3). *Ele só se movimenta do pescoço para cima.
Antonio Leme contou com seu irmão Fernando, como apoio-calheiro, assim como o empenho de pessoas como os professores Tânia, Rafael e Lia; a fisioterapeuta Luciana e o professor Marcos Martins, que cuida dessa modalidade tão especial. E Tó faz questão de lembrar de seu primeiro treinador, o professor de Educação Física Luiz Carlos Dudi, que o descobriu e revelou seu talento. Dudi conheceu Tó enquanto ele vendia salgados e doces pela cidade em sua cadeira de rodas (coisa que faz até hoje), 
A bocha é a modalidade que mais reforça a expressão de inclusão, porque inclui deficientes que não teriam condição de praticar qualquer modalidade esportiva. 
Tó chegou do Canadá no dia 13 p.p., e desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas do centro de Jacareí, exibindo as medalhas e sendo aplaudido e saudado pela população. A alegria do atleta era contagiante, emocionante.
A conquista de Tó encantou-me porque, fora esse seu empenho para essa conquista, ele é um cidadão humilde, batalhador, cuja deficiência não significa impedimento para que vá à luta no dia a dia. 
Deixo aqui meus cumprimentos  também ao Secretário dos Esportes e Recreação de Jacareí, Sr. Hernani Barreto, pelo incentivo. 
Ao querido Tó, os mais sinceros votos de muitas conquistas mais, e um crescente  apoio  por parte das autoridades, a fim de que possa dedicar-se totalmente à sua vitoriosa atividade esportiva. 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também