Artes Sem Fronteiras...

 

Catálogo Artístico Internacional Bilíngue

 

Português – Inglês

Com Concurso e Premiação

 Jornal Sem Fronteiras – 3º Ano

REGULAMENTO

 

1.    DA REALIZAÇÃO E OBJETIVO

1.1              - O Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras... é promovido pela Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras, composta do Jornal Sem Fronteiras, do Portal Sem Fronteiras, da Editora Rede Sem Fronteiras, da Fanpage Rede Sem Fronteiras, da Mala Direta On-line Sem Fronteiras e do Programa de TV-Web Sem Fronteiras, todos desenvolvidos para a promoção e divulgação da Cultura Brasileira em todo o território nacional brasileiro e para leitores de línguas lusófonas em 26 países do mundo, nos cinco continentes.

1.2              – A criação e lançamento do Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras...  possui como objetivo geral a comemoração do terceiro aniversário do Jornal Sem Fronteiras. Como objetivo específico, a fomentação da divulgação, integração e o intercâmbio de seus leitores, artistas plásticos, artesões e artistas no sentido amplo da palavra (em suas diversas modalidades) residentes em todo o mundo, bem como estimular a produção artística de todos eles. Além de divulgar as produções em galerias de artes, bibliotecas, entidades culturais e afins, possibilitando, desta forma, que críticos de artes, marchands e colecionadores tenham acesso às obras.

 

1.3              - O Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras... será produzido de forma bilíngue nas línguas: português e inglês, para um maior alcance, uma vez que temos como meta a divulgação em, pelo menos, 26 países, através dos representantes internacionais do Jornal Sem Fronteiras.

 

2.    DA PARTICIPAÇÃO

 

2.1 - Poderão participar do referido catálogo todas as pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes legais no Brasil, bem como brasileiros residentes no exterior. Artistas de outras nacionalidades também poderão participar do catálogo, desde que a língua mantida seja a Língua Portuguesa.

2.1.2 - Poderão participar da coletânea artistas com menos de dezoito anos, mediante autorização por escrito de um responsável legal, acompanhada de fotocópia do original de documento de identidade do mesmo para conferência e registro de inscrição.

 

3.   DA INSCRIÇÃO

3.1 - Serão consideradas abertas as inscrições a partir de 13 de julho até 30 de novembro de 2015. Caso o número de participantes ideal seja atingido, as inscrições poderão ser encerradas antecipadamente.  

 

3.2 - Para participar, os candidatos deverão enviar a Ficha de Inscrição completa, preenchida com os dados básicos de inscrição, além de fotos e biografia do artista, de acordo com as regras estabelecidas neste regulamento.

3.2.1 - Todo o material do artista participante deverá ser enviado para a organização pelo e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br, conforme orientações nos itens abaixo, ou por CD (bem embalado e acondicionado) enviado por correios. Neste último caso, solicitar à organizadora o endereço para envio.

 

3.2.1.1 - Independente da forma como o material será enviado, as fotos devem ser nomeadas com seus respectivos títulos, para a identificação.

 

3.2.1.2 – Em caso de envio do material por meio virtual, o participante pode enviar tudo compactado por programa de envio ou mesmo por e-mail, respeitando as seguintes orientações:

a) As fotos deverão ser enviadas por anexo de e-mail e não dentro da ficha de inscrição ou de arquivos de Word;

b) Todas devem ter boa resolução, com 300DPIs (mínimo 2MG) de qualidade virtual cada. Para tanto, as mesmas precisam ser enviadas uma a uma e de forma alguma poderão ter suas resoluções reduzidas para o envio.

 

3.3 - Só serão aceitas inscrições através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelos artistas participantes, no momento das inscrições, deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos artistas participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização do catálogo.

3.4 - Todo artista é proprietário dos direitos autorais das obras por ele enviadas para publicação no catálogo e cuja autoria seja comprovada pela declaração assinada na inscrição.

 

3.5 - Em caso de fraude comprovada, a obra será excluída automaticamente do catálogo. Cada artista responderá perante a lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado ao direito autoral.

3.6 - A Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras reserva-se o direito de recusar qualquer inscrição sem ter que expressar os motivos de tal recusa.

 

4.    DA SELEÇÃO E ACEITAÇÃO DO MATERIAL

4.1 - A participação do artista no catálogo será realizada por cotas. Cada cota deverá ser composta por: Apresentação de biografia resumida, dados de contato, foto pessoal do artista e 6 fotos de suas obras, com suas respectivas descrições.

 

4.1.2 - Para a apresentação de mais fotos, o artista participante poderá adquirir cotas extras.

 

4.2 - O catálogo será composto por diversas técnicas artísticas, como: Pintura (Retrato, nu artístico, paisagens, marinhas, natureza morta, naif, abstrato, etc.), desenho, gravura, aquarela, pastel, escultura, arte digital, fotografia, mosaico, porcelana, cerâmica, artesanato e outros.

 

4.3 – O catálogo terá tema livre, como o título sugere, sem fronteiras que os limite. O desafio da organização é justamente fazer com que esse artista possa apresentar experiências, desejos, sentimentos e aprendizagens.

4.4 - Não serão aceitas imagens que pertençam ao universo de marcas já existentes criados por outros artistas. Também não serão aceitas obras políticas ou religiosamente tendenciosas, que expressem conteúdo racista, preconceituoso, que façam propaganda política ou contenham intolerância religiosa de culto ou ainda possuam caráter pornográfico. Também não serão aceitas obras que possam causar danos a terceiros ou que divulguem produtos ou serviços alheios.

 

4.5 – A ficha de inscrição deverá conter uma biografia do artista em texto corrido (e não em tópicos), escrita na terceira pessoa e com, no máximo, 10 linhas (em documento MS Word ou equivalente (.doc), formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,15) ou até 1.000 caracteres com espaço. Além disso, deve ainda conter dados para contato do artista e dados de descrição das obras: título, medida, técnica e ano.

 

4.6 – A foto pessoal do artista deverá ser de meio corpo em pose espontânea (não pode foto 3x4), em boa resolução com 300DPIs (mínimo 2MG) de qualidade virtual.

 

4.7 - O artista deve enviar o mínimo de 10 fotos de obras para que possam ser escolhidas 6 para a participação (ou o dobro disso, caso o artista participe com duas cotas e, assim, sucessivamente).

 

4.7.1 – A organização não inclui entre os seus serviços a produção fotográfica. No caso do Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras..., o artista participante fornecerá fotos das obras e sua pessoal, para elaboração do seu espaço pessoal no Catálogo.

 

4.7.2 – Como sugestão, orientamos que as obras sejam feitas por um fotógrafo profissional, que, certamente, terá equipamento adequado para um resultado com qualidade. Todavia, aqueles que fotografarem suas próprias obras precisam ter em mente que elas deverão ser fotografadas na parte da manhã, sob a sombra, para evitar luz direta que poderá ocasionar brilho e sombras inadequadas. Configure sua máquina para a maior resolução possível. E, por último, não fotografe as molduras das obras. A foto precisa ser tão somente da obra em questão.

 

4.7.2.1 - Ressaltamos que não serão aceitas fotos embaçadas, com pouca nitidez, com flashes estourados e outras inadequações.

 

4.7.3 – Esclarecemos que apesar da boa qualidade do papel e da impressão profissional de um livro, muitas vezes os tons e cores das obras não representam a realidade da obra em questão. Salientamos que a qualidade da foto é que fará com que o resultado final seja o mais fidedigno possível.

 

4.8 - Serão recusadas as inscrições que possuam material que não vierem na formatação requisitada, bem como biografias que não vierem devidamente colocadas dentro da ficha de inscrição. O texto da biografia não deverá conter formatação ou caracteres especiais que dificultem a leitura ou a futura diagramação. Textos que chegarem colados no corpo do e-mail serão desconsiderados.

4.9 - Os materiais recebidos serão examinados por uma banca formada pelos Conselheiros do Jornal Sem Fronteiras, autoridades do mundo artístico e alguns críticos convidados, cujas decisões serão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios: criatividade, originalidade e impacto visual.

4.10 – O artista deverá concordar em ter seu texto biográfico e descrições traduzidos para o inglês, pois a obra é bilíngue. No entanto, fica vetada a tradução independente; a mesma será realizada apenas pela tradutora Betty Silberstein, designada para essa função.

 

4.11 - Ao se inscrever no catálogo, o artista autoriza automaticamente que a organização faça uso do seu material: texto, imagens, som da voz e nomes em mídias impressas ou eletrônicas para divulgação do projeto em questão, inclusive publicação do catálogo em formato eletrônico – e-book – sem nenhum ônus para os organizadores, para maior visibilidade dos artistas, do catálogo e maior alcance da obra junto aos leitores, colecionadores e apreciadores.

 

4.12 – Após a inscrição, o artista receberá em um prazo de, até, 48h, a informação sobre a aprovação ou não de seu material, para que possam seguir os procedimentos de adesão ao processo.

 

4.13 – A Listagem Final dos Artistas Participantes será divulgada oficialmente para a mídia no começo do ano de 2016.

 

 

5.  DO PAGAMENTO

5.1 - A participação se dará no sistema de cotas. Cada cota dará o direito a duas páginas em português e duas páginas em Inglês (referente à tradução do texto biográfico e legendas originais em português), totalizando 4 páginas. O artista poderá aumentar o número de cotas mediante suas necessidades.

5.1.2 – Para inscrições realizadas até o dia 31 de agosto/15, cada autor pagará o valor mínimo de R$2.400,00 (dois mil e duzentos reais) por cota.

5.1.3 – Para inscrições realizadas a partir do dia 1º de setembro/15, cada autor pagará o valor o mínimo de R$2.600,00 (dois mil e seiscentos reais) por cota.

5.2 - Cada artista participante deverá proceder ao pagamento da seguinte forma:

5.2.1 - Os pagamentos poderão ser feitos à vista ou em até sete parcelas. Sendo o primeiro pagamento no ato da aprovação da inscrição e o último pagamento até o prazo máximo de 31 de Janeiro de 2016.

5.2.2 - O pagamento deverá ser feito através de depósito bancário (taxas de transferências ou saques por conta do depositante), sendo o envio do comprovante para a organização um ato obrigatório.

5.2.3 - O(s) depósito(s) deverá(ão) ser feito(s) com os seguintes dados:

·      Banco: Itaú - 341

·      Agência: 8595

·      Conta Corrente: 34120-0

·      Favorecido: Rede Mídia Comunicação e Editora Sem Fronteiras LTDA.

·      CNPJ: 19.304.491/0001-92

 

5.2.4 - A cada depósito, o comprovante (escaneado ou fotografado) deve ser enviado imprescindivelmente para o e-mail contato@redesemfronteiras.com.br

5.2.5 - Pagamentos realizados por artistas participantes residentes no exterior poderão ser realizados através do sistema Western Union (levando em consideração que, na última parcela, o mesmo deverá fazer o ajuste entre a diferença pendente do câmbio recebido) ou por outro sistema combinado previamente entre as partes.

5.3 - O recebimento do pagamento total dá ao artista a garantia de sua participação no catálogo. O não recebimento do pagamento total até o dia 31 de Janeiro de 2016 anula a participação do artista.

 

5.3.1 - O pagamento parcial da cota total do artista não dá direito à participação. No entanto, esta participação ficará a critério da organização.

 

5.3.2 - Parcelas pagas poderão ser devolvidas se a desistência for anterior a 1º de outubro de 2015, ficando a Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras com a primeira parcela paga para pagamento de taxas e afins. Desistências a partir de 1º de outubro de 2015 não serão reembolsadas.

 

 

6 – DA OBRA

6.1 – A obra Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras... terá as seguintes características:

·         O livro terá em média 150 páginas;

·         Formato retangular 23 cm x 32 cm;

·         Encadernação de luxo, capa dura revestida papel couché fosco 230g e refinado acabamento, com laminação fosca e verniz localizado;

·         Tipo de papel: Miolo em elegante Couché fosco 150g e

·         Todo colorido: Policromia.

 

6.2 – Importantes personalidades do meio artístico cultural serão convidadas para assinarem o prefácio, a apresentação da obra e, também, a matéria sobre a Arte Brasileira no mundo. Além disso, nomes reconhecidos internacionalmente estarão participando como artistas convidados, agregando ainda mais valor ao projeto e conferindo credibilidade ao mesmo.

 

6.2 - Os serviços prestados pela Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras serão os seguintes:

·         Leitura, apreciação e seleção;

·         Revisão;

·         Tradução (inglês);

·         Projeto gráfico/Diagramação;

·         Criação de arte da capa;

·         Impressão;

·         Registros: ISBN e ficha catalográfica;

·         Divulgação através dos produtos de comunicação oferecidos pela Rede Mídia e

·         Lançamento Oficial.

 

Obs.: Em respeito aos artistas participantes, e para não encarecer a adesão, o coquetel de Lançamento Oficial será cobrado posteriormente, apenas aos artistas e convidados presentes que dele participarem.

 

6.3 - A presente obra será editada pela Editora Rede Sem Fronteiras, da Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras. A mesma será registrada e receberá ISBN, mas cada artista é responsável por registrar suas obras junto ao IPHAN ou em órgão equivalente do seu país de moradia.

7 - DO LANÇAMENTO

7.1 – O lançamento oficial da obra será realizado durante as comemorações do terceiro aniversário do Jornal Sem Fronteiras, realizado no mês de março de 2016, em Santa Catarina. Detalhes e orientações sobre o lançamento serão informados na ocasião.

 

7.1.1 – É de total interesse desta organização fazer, paralelamente ao lançamento, uma Exposição de Artes dos artistas participantes. Todavia, essa possibilidade só acontecerá caso a organização consiga providenciar um lugar apropriado, oficialmente reconhecido pelo meio artístico, que ressalte e valorize os artistas participantes e suas obras. Informaremos sobre essa questão posteriormente.

 

7.2 - Após o lançamento oficial, outros lançamentos em grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, e outras, serão divulgados posteriormente. A obra também contará com pequenos lançamentos internacionais, durante a jornada da 2º Caravana Cultural do Jornal Sem Fronteiras pelo Mundo e será ainda doada para bibliotecas e Galerias de Artes em 26 países, através dos Representantes Internacionais do Jornal Sem Fronteiras.

7.2 - O artista participante receberá - por cota - 4 exemplares do catálogo, pela participação. A Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras ficará com algumas cotas dos exemplares do catálogo para doações a entidades culturais no Brasil e no exterior.

 

7.3 - A remessa dos exemplares para o endereço do artista participante será paga pelo mesmo, independente do valor pago pela participação. Após o lançamento oficial, o artista deverá solicitar o valor do frete e envio da encomenda até 90 dias após o referido lançamento oficial.

 

7.3.1 - O artista participante que não solicitar o envio de seus exemplares em 3 (três) meses após o lançamento oficial do Catálogo, estará abdicando de seus direitos e a Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras poderá dispor dos catálogos como for conveniente, sem reclamações posteriores.

 

7.4 - Todo artista participante será livre para divulgar, preparar lançamentos, noites de autógrafos, individuais ou em conjunto, da referida obra, desde que se responsabilize por todas as despesas - preparativos para lançamento, custos administrativos e convites, compra de exemplares a mais do que os recebidos pela participação, etc., respeitando apenas o modelo padrão dos convites criados pela organização e o preço sugerido de venda.

 

7.5 – No caso de compra de exemplares a mais do que os recebidos pela participação, para possíveis lançamentos, o artista participante em questão terá direito a receber o valor de suas vendas pessoais de forma integral. Para tanto, o artista participante deverá entrar em contato com a organização através do e-mail contato@redesemfronteiras.com.br para encomenda prévia, para adquirir os exemplares com valor especial com desconto.

 

7.6 - A Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras providenciará a presença de um de seus colunistas para os lançamentos organizados pelo artista em seus estados, não sendo esta uma obrigatoriedade.

 

 

8.  DA PREMIAÇÃO

 

8.1 – Concorrerão a prêmios, os artistas participantes cujas obras forem escolhidas, após avaliação da equipe julgadora composta pela banca formada no item 4.9 deste regulamento.

8.2 – A premiação será auferida da seguinte forma:

1º Lugar:

O artista que tiver sua obra escolhida em 1º lugar, receberá o Troféu “1º Lugar - Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras...” e espaço de página inteira no Jornal Sem Fronteiras (no valor equivalente a R$1.000,00) para a publicação de uma matéria sobre sua carreira.

 

2º Lugar:

O artista que tiver sua obra escolhida em 2º lugar, receberá o Troféu “2º Lugar - Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras... e espaço de ½ página no Jornal Sem Fronteiras (no valor equivalente a R$600,00) para a publicação de uma matéria sobre sua carreira.

 

3º Lugar:

O artista que tiver sua obra escolhida em 3º lugar, receberá o Troféu “3º Lugar - Catálogo Artístico Internacional Bilíngue - Artes Sem Fronteiras...” e espaço de ¼ de página no Jornal Sem Fronteiras (no valor equivalente a R$300,00) para a publicação de uma nota sobre sua carreira ou convite (exposição, vernissage etc.). 

 

Categoria Única: Serão selecionados os 3 melhores trabalhos por categoria. Para esses selecionados, serão conferidos Certificados de “Menção Honrosa”.

 

8.3 - Todos os demais participantes receberão Certificados de Participação.

 

 

9. OUTRAS INFORMAÇÕES

 

9.1. Dúvidas relacionadas a esta coletânea e seu regulamento deverão ser enviadas para o e-mail contato@redesemfronteiras.com.br.

9.2. Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma comissão composta pela equipe organizadora e sua decisão será irrecorrível.

9.3. A Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras reserva-se o direito de alterar qualquer item deste regulamento, bem como interromper sua organização, se necessário for, fazendo a comunicação expressa aos participantes.

                 

9.4 - A participação neste catálogo implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento, bastando, para isso, apenas o envio da inscrição preenchida.

9.5 - Fica eleito o fórum da Comarca do Rio de Janeiro, Brasil, para dirimir eventuais recursos ou litígio em relação ao presente instrumento.

 

 

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2015.

 

 

 

Dyandreia Portugal

Editora-Chefe Jornal Sem Fronteiras

Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras