Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Casa do Baile propõe reflexão sobre Atenas e sua Acrópole

Casa do Baile propõe reflexão sobre Atenas e sua Acrópole

Cultura por em 2014-09-20 11:07:09

As atividades elaboradas pela Diretoria de Políticas Museológicas visam ampliar o intercâmbio com culturas distantes, porém valiosas para o aprimoramento e compreensão de nossa própria. A programação pretende aprofundar a reflexão sobre a trajetória, a apropriação e as relações entre a cidade de Atenas e sua Acrópole, temática que ainda hoje configura-se universal e de extremo interesse para os habitantes das metrópoles contemporâneas.

Exposição

Na mostra é possível detectar a transição do período arcaico para o clássico por meio de cópias de esculturas que refletem a revolução de Atenas, como por exemplo, o arcaico “Peplos Kore” e o clássico “Ephebe Loira”.

Outro destaque são as imagens dos fotógrafos Alexandros Kolokythas, Alexandros Vogiatzakis, Giorgios Korakianitis e Pier Giorgio Carloni que foram convidados a capturar a relação entre a Acrópole e a cidade, cada um guiado por sua própria interpretação. O resultado é uma variedade de olhares, diferentes enquadramentos, luzes, cores e condições climáticas.

Seminário

O encontro traz à tona a reflexão sobre o convívio entre o presente e o passado nas cidades, uma relação permeada pela dicotomia entre as permanências e destruições, entre os espaços simbólicos e sua apropriação pela sociedade.

O Seminário faz parte do projeto “A Casa em debate” e conta com a presença de importantes estudiosos sobre o assunto. A programação completa pode ser vista no site: www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

A Casa do Baile

Em dezembro de 2002, a Casa do Baile foi reinaugurada como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design, o que lhe conferiu pleno uso público, conforme sua vocação original. A Casa do Baile tem, dentre seus objetivos, a promoção de iniciativas de pesquisa e fomento à cultura e de circulação da produção cultural, especificamente aquela voltada para as questões urbanísticas, arquitetônicas e de design. É também sua proposta incentivar e divulgar iniciativas voltadas para a valorização e a reflexão sobre os espaços construídos e simbólicos da cidade e sobre os objetos de referência cotidiana da sociedade.


Abertura:  24 de setembro, às 19h

Em cartaz: até 30 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 18h

Seminário – Dia 25 de setembro

                           Casa do Baile

                           Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha

                           ENTRADA GRATUITA   

                           Informações para o público: (31) 3277-7443


Já o seminário será realizado no dia 25 de setembro, sendo necessária a inscrição prévia pelo site: www.bhfazcultura.pbh.gov.br. A entrada é gratuita.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também